AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

28 de jul. de 2009

Epidermodisplasia verruciforme



A Epidermodisplasia verruciforme é uma doença genética, associada a queda da imunidade celular, sendo suscetível ao HPV ( Papiloma vírus humano). Os primeiros sinais surgem na infância e as verrugas se espalham por todo o corpo ao longo do tempo.

Dede antes da cirurgia
Dede antes da cirurgia


Dede após cirurgia



Vídeos relacionados a este assunto. Postei dois, um enquanto aguardava a cirurgia e outro após cirurgia.

ANTES




DEPOIS









24 de jul. de 2009

Sou ou não um portador de TOC?







Muitas pessoas só tomam conhecimento do TOC  (transtorno obsessivo compulsivo), após ler em algum lugar a respeito, ou através dos meios de divulgação mais conhecidos como TV, rádio... Se você deseja conhecer um pouco mais a respeito deste transtorno, acesse: TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo .




Agora, se você possui dúvidas para saber se é portador de TOC, leia os tópicos abaixo:
  • Lava as mãos frequentemente de forma absolutamente exagerada;


  • Limpa a todo instante móveis, utensílios, roupas..qualquer coisa a toda momento;


  • Verifica várias vezes se trancou a porta de casa, escritório, carro;


  • Repete algumas tarefas várias vezes para ter certeza de que não haverá erros;


  • Verifica o tempo todo a simetria das coisas, se elas se encontram alinhadas;


  • Preocupação com sujeira, se as coisas estão contaminadas;


  • Enquanto realiza atividades, sente a necessidade de realizar contagens ou repetir frases várias vezes;


  • Se a pega a coisas inúteis e não consegue se desfazer delas.



Se você se identificou com um dos tópicos, provavelmente você seja portador.

Vale ressaltar, que é necessário procurar um especialista. Onde este relizará procedimentos para se chegar a um diagnóstico.

23 de jul. de 2009

Sistema Respiratório




É formado por um par de pulmões e vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. São eles, as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.


  • Fossas nasais

    São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, são separadas por uma cartilagem que se chama septo nasal, seu interior é formada por células que produzem muco e células ciliadas. Sua função é de filtrar, umidificar e aquecer o ar.



  • Faringe

    È comum aos sistemas digestivo e respiratório, o ar que entra pelas narinas ou pela boca tem que passar pela faringe, para depois chegar até a laringe.



  • Laringe

    É um canal curto que se encontra no pescoço depois do esôfago. O seu comprimento no adulto é de 4 a 5 centímetros. Ela começa em cima na faringe e dá continuidade embaixo pela traquéia. A função da laringe não é só aquela de dar passagem ao ar que se dirige aos pulmões ou que deles sai, mas também aquela de emitir a voz.
    A entrada da laringe se chama glote, acima dela está a epiglote. A cartilagem encontrada na laringe se chama cartilagem tireóide, essa cartilagem forma na frente uma saliência, que é percebida em adultos do sexo masculino, mas conhecido como "pomo de Adão".




  • Traquéia

    A laringe é continuada pela traquéia, é um tubo destinado unicamente à passagem do ar. É elástico, mede de 10 a 12cm de comprimento, tem aproximadamente 20 anéis cartilaginosos em forma de ferradura, que a mantém aberta. Aproximadamente metade da traquéia está no pescoço e a outra metade no tórax, e termina ao nível do esterno, dividindo-se em dois brônquios.




  • Brônquios

    Os brônquios são a continuação da traquéia. Quando a traquéia termina ela se divide me dois ramos, que são os brônquios, estes vão até os pulmões. O brônquio direito se dirige ao pulmão direito e se divide ,em três ramos, um para cada lobo pulmonar. O brônquio esquerdo entra no pulmão esquerdo e se divide só em dois ramos, porque o pulmão esquerdo só tem dois lobos. São formados de anéis cartilaginosos, mas a sua estrutura muda aos poucos à medida que eles se ramificam, e ficam menores, passando a se chamar de bronquíolos.



  • Alvéolos pulmonares

    São pequenas bolsas formadas por células epteliais achatadas, cobertas por capilares sanguíneos, neles ocorrem. A troca gasosa, que é a entrada de oxigênio e a saída de gás carbônico, esse processo se chama hematose. Por eles também passagem do sangue venoso a arterial.


  • Pulmões

    Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com 25 cm de comprimento, são envolvidos por uma membrana que se chama pleura, têm forma de pirâmide com a base descansando sobre o diafragma. O direito é maior que o esquerdo, pois consta de três partes ou lóbulos, enquanto que o outro só tem dois. A função principal do pulmão é a hematose, que é a troca de gases, estão localizados nas partes laterais da cavidade torácica, encerrados principalmente pelas costelas.



  • Movimentos respiratórios

    Existem dois tipos de movimentos respiratórios, que são a inspiração, que é quando ocorre a entrada de ar nos pulmões fazendo com que ele e a caixa torácica fiquem dilatados. Já na expiração, ocorre a saída de ar dos pulmões, fazendo com que ele e a caixa torácica fiquem restringidos.


  • Diafragma

    A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, que separa o tórax do abdomen, presente apenas em mamíferos, promove, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.




  • Funcionamento do Sistema Respiratório

    A respiração é a função mediante a qual as células vivas do corpo tomam oxigênio e eliminam o gás carbônico. O Processo inicia nas fossas nasais, nasofaringe, traquéia, árvore bronquial; que conduzem, aquecem, umedecem e filtram o ar inalado de partículas de pó e gases irritantes, antes de sua chegada aos pulmões. Parte respiratória dos pulmões, é formada pelos pulmões com os bronquios e bronquíolos, os alvéolos pulmonares.Todas as vias respiratórias, das narinas até os bronquíolos terminais, se mantêm úmidas pela presença de uma capa de células (epitélio) que produz uma substância chamada muco. O muco umedece o ar e impede que as delicadas paredes alveolares se sequem, ao mesmo tempo que apanha as partículas de pó e substâncias estranhas. Também há células ciliadas. Os cílios são espécies de pelos na superfície da célula que têm um movimento ondulatório. Esses movimentos fazem com que o muco flua lentamente até a laringe. Depois o muco e as partículas que leva presas são deglutidas ou expelidas pela tosse. Os alvéolos pulmonares, são a última parte do sistema respiratório. Neles o ar é passado ao sangue, enquanto o gás carbônico é liberado para o ar.








TOC - Transtorno obsessivo compulsivo




O Transtorno obsessivo compulsivo é a combinação de obsessões e compulsões. Obsessões são pensamentos recorrentes insistentes, caracterizados como desagradáveis, repulsivos, contrários à índole do paciente. Por exemplo, uma pessoa honesta tem pensamentos de roubo, trapaça, e uma pessoa religiosa tem pensamentos obscenos. Os pensamentos obsessivos não podem ser controlados pelos pacientes. Ter um pensamento recorrente é patológico porque causa significativa perda de tempo, queda no rendimento pessoal e sofrimento. Os pacientes nunca perdem o juízo a respeito do que está acontecendo consigo próprios e percebem o absurdo ou exagero do que está se passando mas como não sabem o que está acontecendo, temem estar enlouquecendo, e pelo menos no começo tentam esconder seus pensamentos e rituais.

Sintomas

Existem dois tipos, e quase sempre estão juntos, mas pode haver a predominância de um sobre o outro. Um paciente pode ser mais obsessivo que e vice-versa. Os sintomas do TOC envolvem alterações de comportamento (rituais ou compulsões, repetições) e de pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, obsessões, pensamentos ruins, impróprios).


  • Obsessões são pensamentos, idéias, imagens, palavras, números, que invadem a consciência da pessoa de forma repetitiva e persistente. Apesar dos pensamentos serem considerados absurdos, eles causam aflição, levando a pessoa a fazer algo ( rituais ou compulsões) ou a evitá-lo para livrar-se do desconforto. As obsessões mais comuns estão relacionadas com sujeira, contaminação, dúvidas, perfeição, exatidão, alinhamento, religião.
  • Compulsões ou rituais são comportamentos voluntários e repetitivos executados em resposta as obsessões. Exemplo: lavar as mãos, fazer verificações, repetir frases ou números, repetir perguntas. As compulsões aliviam a ansiedade naquele momento, levando o indivíduo a executá-la toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão acompanhada de aflição, nem sempre tem conexão lógica com o que desejam prevenir, como por exemplo: colocar os chinelos alinhados para algo de ruim não acontecer, bater três vezes na madeira também. Nesses casos os rituais são chamados de mágicos. As compulsões mais comuns são de limpeza, verificar repetidamente portas, janelas, torneiras; repetir atos, toques, gestos, palavras, frases; repetir números ou palavras mentalmente, realizar contagens.

Tratamento

Para o TOC consiste na associação de dois modos que são os medicamentos e terapia comportamental. Os medicamentos utilizados são os antidepressivos, pois descobriu-se que possuem função antiobsessiva. O tratamento é gradual, pode levar algum tempo e a melhora tende a não ser completa. Já a terapia, baseia-se em fazer com que a pessoa desafie seus medos, ajudá-la a evitar de fazer suas repetições, de tocar em algo que ela acha ser contaminado,. A aflição costuma desaparecer de 15 minutos a 3 horas. A cada atividade o tempo da aflição e do desconforto são, menores.



Cuidados de Enfermagem:
  • Orientar paciente quanto a importância do tratamento;

  • Encorajá-lo o máximo possível a enfrentar as situações que evita e a deixar de fazer os rituais, lembrando-o de que no início pode haver um aumento do medo e da aflição;
    Lembrá-lo de que a aflição passa rápida e naturalmente;

  • Responda as perguntas do paciente uma única vez, sendo sincero em suas respostas e lembrando de que o TOC é que o leva a fazer perguntas mais de uma vez;

  • Lembre-o de que reclamar não resolve e aumenta suas aflições.