AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

28 de ago. de 2009

Mitocôndrias






São organelas esféricas presente em grandes quantidade nas células, possuem duas membranas - uma interna que irá originar pregas e uma externa.

Liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP (adenosina trifosfato), indispensável para o trabalho celular. ATP – usado para realizar diversas atividades , como movimentação, secreção e divisão mitótica.
 
                        

Membrana externa das mitocôndrias, é lisa e permeável a diversos tipos de moléculas, a permeabilidade se dá por causa da presença de proteínas (porinas), e rica em colesterol.


Membrana interna das mitocôndrias apresentam invaginações que formam cristas e sua quantidade depende da atividade respiratória celular, rica em cardiolipina, possuindo corpúsculos inseridos, geram ATP e calor.

As mitocôndrias possuem sua matriz é fina e granulosa, possui filamentos de DNA e ribossomos. Uma curiosidade a respeito desta organela , é a presença de vários tipos de RNA, além do seu mecanismo de auto-reprodução ser por fissão semelhante ao das bactérias.



Sugerem que as mitocôndrias se originaram de bactérias aeróbicas que estabeleceram uma relação simbiótica com células eucariontes anaeróbicas.
Bactérias teriam penetrado por fagocitose em células eucariontes, escapando de mecanismos intracelulares de destruição de células estranhas, estabelecendo a endossimbiose. Por fagocitose a membrana plasmática da célula eucarionte hospedeira deu origem a membrana externa da mitocôndria e a membrana da bactéria tornou-se a membrana interna da mitocôndria. ;-)



23 de ago. de 2009

Anemia Ferropriva

O que é Anemia Ferropriva?




A anemia ferropriva, é um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro, e o fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Esta situação refere-se à condição de fornecimento insuficiente de ferro, segundo sexo, idade, e estado fisiológico.




As principais causas da anemia ferropriva são:


  • Insuficiente ingestão de alimentos fontes de ferro;

  • Insuficiente absorção de ferro ingerido devido à problemas alimentares (forma errada de interagir os alimentos, de forma que a absorção do ferro ingerido seja prejudicada) ;

  • Gravidez e crescimento;

  • Enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou qualquer outras enfermidades que causam hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro).

Bioquimicamente falando, o processo começa quando o indivíduo ingere quantidades de ferro insuficiente, provocando uma redução nos níveis de ferro do organismo, diminuindo as concentrações de ferritina, que nada mais é que ferro armazenado, e transferrina ( ferro circulante). Após isto começa a ocorrer uma depleção das reservas corporais de ferro, ou seja a utilização do ferro armazenado para produção da hemoglobina, com esta progressiva utilização das reservas de ferro, ocorre a redução da saturação da transferrina pela diminuição da quantidade de ferro na circulação. Nesta altura a taxa de hemogobina ainda se encontra acima do limite inferior da normalidade.
A ferropriva por fim ocorre quando as reservas corporais de ferro são insuficientes para suprir os tecidos, a formação da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. A taxa de hemoglobina já se encontra abaixo do limite inferior da normalidade.

Hanseníase





A Hanseníase é causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium Leprae. É conhecida como Bacilo de Hansen, descoberta em 1873. A doença era conhecida como Lepra. As pessoas infectadas eram discriminadas e obrigadas a viver fora da sociedade.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos.
Localizadas principalmente em:Face, Orelhas, Costas, Braços, Mãos, Pernas e Pés





Tipos de Hanseníase



Hanseníase Indeterminada
Forma mais benigna. Geralmente, encontra-se uma mancha de cor mais clara que a pele normal, com diminuição da sensibilidade.

Hanseníase Paucibacelar
Forma também benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. Caracteriza-se por poucas manchas ou apenas uma avermelhada, levemente elevada, e com limites bem definidos. Há ausência da sensibilidade, dor, fraqueza e atrofia muscular.

Hanseníase Multibacelar
Neste caso o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave. Há atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de nódulos na pele.


Transmissão
A Hanseníase pode ser transmitida: Por vias aéreas superiores, por contato físico, período de Incubação (2 a 7 anos)atinge todas idades, ambos os sexos.


Sintomas
Formigamento, manchas branca, vermelhas ou cor de cobre, dor nos nervos, perda da sensibilidade, podem ser planas ou elevadas, nódulos, face leonina.




















O diagnóstico e tratamento precoce mais rapidamente curam os doentes. Pesquisa da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, biópsia da pele, baciloscopia- exame para detectar o Bacilo de Hansen. Existe uma vacina que ajuda a proteger contra a Hanseníase. É a BCG, quando uma pessoa na casa possui Hanseníase todos os moradores devem procurar um posto de saúde.





15 de ago. de 2009

Tipos de Anemia


A anemia ocorre quando há uma diminuição da quantidade de hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue, prejudicando o transporte de oxigênio para os pulmões e células do organismo.



Há diversas formas de anemias:



  • Anemia Perniciosa - Doença causada pela incapacidade do organismo absorver a vitamina B12;
  • Anemia Aplásica - A medula óssea não produz um número adequado de elementos do sangue periférico; 
  • Anemia Falciforme - As hemácias são em forma de foice, o que caracteriza a incapacidade de transporte de oxigênio para os tecidos do corpo, atinge principalmente negros e é uma doença genética;
  • Talassemia - Ocasionada pelo acúmulo deficiente de hemoglobina, com anormalidade das hemácias, é uma doença hereditária, prevalente na região do mediterrâneo, Oriente médio e Sudeste asiático.

  • Anemia Ferropriva - Anemia por deficiência de ferro. Dentre as anemias relacionadas acima a mais comum e a mais importante é a Anemia Ferropriva.
  • Anemia por Deficiência de Ácido Fólico - Ocorre por ingestão insuficiente ou má absorção de ácido fólico. Está especialmente ligada ao alcoolismo.











1 de ago. de 2009

SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem




Conceito
É um método de solução de problemas. Organizado para ajudar o enfermeiro a abordar de forma lógica as situações que podem causar problemas. Ele ajudará o enfermeiro a considerar outras possibilidades e a não chegar a uma conclusão precipitada.




Etapas do Processo de Enfermagem

Histórico: Nessa etapa o enfermeiro procura pôr evidências de problemas ou riscos de problemas. Há um levantamento sistematizado de dados por meio de entrevista e exame físico.

Diagnóstico de enfermagem
Julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, da família ou comunidade a respeito de problemas de saúde reais ou potenciais.

Prescrição de enfermagem
Conjunto de medidas decididas pelo enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde.

Evolução de enfermagem
Consiste no registro feito pela emfermeira após avaliação do estado geral do paciente.

O processo de enfermagem está respaldada pela Lei do Exercício Profissional: Lei 7.498/86.


São atividades privativas de enfermeiros:
  • Consulta de enfermagem;

  • Prescrição da Assistência de Enfermagem;

  • Cuidados diretos à pacientes graves;

  • Cuidados a pacientes com maior complexidade técnica.