AMIGOS DO BLOG

Links Úteis

1 de jul. de 2010

Nutrição





Ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades do organismo ou ainda, podemos dizer que é um processo biológico em que os organismos (vegetais e animais), utilizam alimentos e absorvem os nutrientes desses alimentos para realização de suas funções vitais.

Ufa!!! Pois quem são os nutrientes? São substâncias químicas que constituem os alimentos e que tem a função de nutrição. Enquanto os alimentos são substâncias que fornecem nutrientes, possuindo a função de suprir as necessidades do organismo.

Outras diferenças bem legais de serem esclarecidas são os termos dietética, dieta e dietoterapia. Sendo dietética a parte da medicina que estuda as dietas, a arte de alimentar corretamente as pessoas. Dieta é um regime alimentar  e dietoterapia é a dieta aplicada às pessoas enfermas.

Agora um pouco sobre carboidratos, proteínas, fibras, lipídeos e vitaminas...

Carboidratos são biomoléculas que possui função de fonte de energia para as células, reserva de energia e matéria-prima para síntese de outras biomoléculas. São encontrados em pães, massas, batatas, mandioca, farinha, milho, arroz, laticínios.

Proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes nas células. Possui função de catalisar, armazenar (ferritina), transportar (hemoglobina), enzimáticas (lipases). Podemos encontrar em aves, carne vermelha, carne de porco, peixes, laticínios.

Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos. Podem ser solúveis ou insolúveis em água. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, auxilia na motilidade do intestino. Podemos encontrar em frutas, beterraba, cenoura, verduras.

Lipídeos biomoléculas insolúveis em água. Possui função de fornecer energia, serve como isolante térmico, facilita determinadas reações químicas. Podemos encontrar no milho, aveia, soja, cevada, centeio, óleos de canola, soja e peixes.

Vitaminas são diversas e vou falar bem rapidinho sobre cada uma delas:
B1 - Sua deficiência resulta em beribéri, uma doença de sintomas cardioneurológicos e motores. Encontrada em sementes de grãos de cereais, vísceras, carne magra, leite.
B2 - Nenhuma doença associada, encontrada em germe de cereais, vísceras, carne magra e leite.
B3 - Sua deficiência causa dermatite, demência e diarréia. Encontrada em grãos de cereais, carne, fígado.
Ácido Pantotênico - Não há doença associada. Encontrada em levedura, fígado, ovos, carne e leite.
B6 - É rara sua deficiência, mas na sua carência pode ocorrer dermatite, glossite e neuropatias. Encontrada somente em grãos de cerais, vísceras, carnes, ovos.
B12 - Sua carência resulta em anemia perniciosa. Encontrada em vísceras e carnes.
C - É um potente anti-oxidante que age como protetor de morte celular por ação dos radicais livres. Sua carência provoca escorbuto, é encontrada em frutas cítricas.
Ácido fólico - É importante na síntese de DNA. Encontra-se em vegetais, levedura.
Biotina - Sua carência é rara, pois é produzida pela flora intestinal. Encontrada em sementes de grãos de cereais, vísceras, ovos e carne.
A - Cegueira noturna é o principal processo patológico resultante da sua carência.
D - O raquitismo é a principal consequência de sua carência. A exposição ao sol ajuda nesse caso.
E - Seu excesso prejudica absorção das demais vitaminas , podendo ocorrer a carência delas. Encontrada em óleos vegetais.
K - Importante o processo de coagulação sanguínea, seu excesso pode contribuir para o surgimento de anemia hemolítica e kernicterus. Encontrada em vegetais e na flora bacteriana.

Papel da enfermagem na nutrição

  1. Realizar entrevistas com o paciente e descobrir padrão alimentar;
  2. Avaliar definições nutricionais através do exame físico geral;
  3. Ajudar o paciente a se alimentar se necessário;
  4. Orientar o paciente sobre a possível necessidade de mudanças em seu hábito alimentar;
  5. Observar aceitação da dieta;
  6. Anotar apetite demonstrado;
  7. Controlar fatores que influenciam na sua dieta;
  8. Em casos de pré e pós operatório, orientar paciente sobre a dieta dessas fases de acordo com seu caso.
E por aí vai...


Curiosidades:
Regime é o termo utilizado erroneamente para dieta.
Cardápio é a composição de uma refeição ou de um conjunto de refeições.

Foto: Divulgação/ Stock.Xchng